Poker

Conheça a história do BSOP

Você já ouviu falar no BSOP? Trata-se do Brazilian Series of Poker, o maior evento nacional de poker!

Todos os anos, ocorrem várias etapas do BSOP em todo o Brasil, e no final do ano, acontece o Main Event, geralmente na cidade de São Paulo.

O BSOP nasceu em 2006, e já chegou à sua 17ª temporada em 2022. Por conta da pandemia, muitos eventos aconteceram no poker online desde 2020.

banner 300x250

Até então, o público recorde em uma etapa final ocorreu em 2015, onde 3.866 jogadores marcaram presença no Sheraton, em São Paulo. E com isso, o BSOP alcançou a marca de segundo maior torneio de poker do mundo, perdendo apenas para a WSOP, World Series of Poker.

Quer saber como foram as primeiras temporadas? Acompanhe a seguir!

A estreia do BSOP em 2006

bsop

O ano de 2006 ficou marcado na história do poker brasileiro por ter sido o primeiro ano que sediou os jogos do BSOP. Até então, nenhum jogador tinha experimentado no Brasil torneios deep stack, com blinds bem mais demorados e buy-ins caros, acima de R$1.000 reais.

Além disso, o torneio também tinha a proposta de movimentar o turismo no Brasil. Muitas cidades que sediaram os jogos do grande torneio eram turísticas, e proporcionam experiências incríveis aos jogadores.

banner 300x250

Na primeira temporada, em 2006, o BSOP contou com uma média de 60 jogadores por etapa. E ao final de todas, Leandro Brasa se consagrou como primeiro campeão da Brazilian Series of Poker.

Como foi o BSOP no ano seguinte?

A temporada de 2007 chegou com várias novidades, incluindo novos destinos com cidades mais preparadas para receber turistas em massa.

Além disso, o público cresceu de um ano para o outro, e algo inédito aconteceu. O jogador Sergio Brun consegui a proeza de fazer 3 heads ups seguidos (um contra o outro) nas três primeiras etapas do campeonato.

Assim, conseguiu uma vantagem muito grande em pontuação e, como esperado, se tornou o campeão de 2007.

O Brazilian Series of Poker de 2008, 2009 e 2010

Em 2008, o público do BSOP cresceu ainda mais. De 60 participantes em média, o torneio passou a ter 100 em média. Outras cidades foram adicionadas no roteiro, e o campeão do ano foi Claudio Baptista.

Já em 2009, o campeonato quebrou o próprio recorde de participantes. Foram 641 jogadores no total, o que fez do BSOP o maior evento de poker da América Latina. Quem levou o título de campeão foi o jogador paranaense Marco Marcon.

Um ano depois, em 2010, 788 jogadores participaram das primeiras etapas. E na última etapa, no Main Event, 1000 jogadores participaram, quebrando um novo recorde.

Os anos se passaram, e os eventos foram ficando cada vez mais estruturados. Veja como foi a evolução alguns anos depois!

A estrutura do campeonato em 2016

bsop

E temporada de 2016 foi mais “modesta”, especialmente por conta do cenário econômico do Brasil, que não era dos melhores. Mesmo assim, as etapas foram incríveis e muito emocionantes, com muito mais jogadores do que nas edições anteriores.

O BSOP de 2016 foi uma das edições mais disputadas no ranking, e quem se consagrou como campeão foi Rodrigo Caprioli, um dos jogadores profissionais mais antigos do país.

Já nos eventos de Omaha, a premiação veio para um dos mais conhecidos nomes do poker Brasileiro, Eder Campana.

No ano seguinte, em 2017, o início do BSOP não foi em São Paulo, e sim em Punta del Este. Foi a segunda vez que isso aconteceu no torneio brasileiro. O campeão do Main Event no Uruguai, Marcelo Mesqueu, se manteve no todo o tempo todo.

Mas foi o gaúcho Affif Prado que assumiu a liderança no último dia do Main Event e levou o bracelete para casa. Porém, Mesqueu ainda faturou o bracelete por ter liderado o ranking nos jogos de Pot Limit Omaha.

Já na edição do BSOP Millions, quem levou a melhor foi Saulo Sabioni, que levantou o troféu e o bracelete, e a partir daí começou a escrever sua história de sucesso no poker.

E apenas um ano depois, o campeonato brasileiro de poker bateu todos os recordes. Saulo Sabioni se tornou campeão novamente do Main Event, e as etapas chegaram à Argentina. Algumas delas foram realizadas em Puerto Iguazú.

Ao longo dos anos, o Brazilian Series of Poker foi tomando diferentes proporções, até que se consolidasse de fato como segundo maior torneio do mundo.

Por conta da pandemia, todas as etapas de 2020 e 2021 aconteceram de forma remota, no poker online. Mas espera-se que em 2022 tudo volte ao normal, e elas voltem a acontecer em várias cidades do Brasil.

Você gostou de conhecer mais sobre a história do BSOP, os campeões e onde acontecem as etapas? Deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que gostam de poker.

Aproveite e clique aqui para conhecer as 5 maiores curiosidades que você não conhecia sobre poker!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button