Quer ser um jogador de poker? Conheça 7 mitos sobre o esporte da mente antes de se profissionalizar
Você gostaria de se tornar um jogador de poker? Saiba, de antemão, que como qualquer outra coisa na vida, este esporte da mente também está cercado de mitos.
Por causa de tais inverdades, muitas vezes as pessoas sequer tentam conhecer o jogo mais a fundo por acreditarem nesses mitos.
Até mesmo jogadores experientes acreditam em tais inverdades (especialmente os que jogam há mais tempo o poker live e se recusam a jogar online).
Se você quer se tornar um jogador de poker bem sucedido, é fundamental que comece quebrando algumas crenças. Desmistificamos as 7 maiores mentiras sobre o jogo. Quer saber quais são? Confira a seguir!
#1. Quer ser jogador de poker? Então entenda: poker não é jogo de azar
Dizer que o poker é um jogo de azar é clássico. As pessoas que não entendem sobre o esporte da mente quase sempre associam o poker aos jogos de azar.
Muito disso por causa da imagem que os filmes de Hollywood passaram para o mundo: mafiosos jogando poker em porões clandestinos com mulheres e bebidas à mesa.
Esqueça isso. Poker não tem absolutamente nada a ver com essa imagem. O fator sorte existe no jogo sim (inclusive, é um fator inerente a qualquer esporte, até mesmo basquete e futebol).
Mas o poker exige inúmeras competências que diminuem consideravelmente o impacto que a sorte tem sobre o jogo. É por isso que as mesas finais dos grandes torneios quase sempre têm os mesmos rostos. Não é à toa que eles estão lá!
#2. Dá para aprender a jogar de graça
Este mito não é de todo errado. Dá sim para aprender as principais regras e dinâmica do jogo sem precisar pagar por isso. Por exemplo, jogando freerolls, jogando em home game com os amigos e até aprendendo em canais do YouTube.
Porém, existe uma diferença grande entre aprender a jogar poker e saber jogar bem o poker. O risco é proporcional aos ganhos e ao processo de tomada de decisões.
Por isso, em jogos onde há muito dinheiro envolvido, é preciso saber ajustar adequadamente as estratégias. Um único movimento errado pode fazer um jogador perder muito dinheiro. E ninguém gosta disso, não é?
Se tornar um jogador de poker e aprender a jogar bem é, antes de qualquer coisa, saber se adaptar bem às inúmeras situações em que o jogo coloca você. Inclusive aquelas que podem custar muito dinheiro.
#3. Poker é blefe e nada mais
É natural e compreensível que o poker seja associado sempre ao blefe. Essa é uma das principais ferramentas que um jogador de poker realmente bom pode utilizar.
Afinal, o principal objetivo do jogo não é jogar com cartas boas, e sim saber jogar com aquelas que ele recebe. Ou seja, fazer uma mão melhor que a sua desistir do jogo.
Mas saber blefar não é o suficiente para se consolidar como jogador de poker. Até porque, os bons jogadores dominam técnicas para detectar blefes, especialmente por meio da linguagem corporal e padrão matemático de apostas.
Blefe é fundamental no jogo, mas não pode ser utilizado em excesso. Mais importante do que saber quando apostar, é saber quando é hora de desistir de uma mão.
Dar o fold depende de vários fatores, como o tamanho do pote, o bankroll, a fase do torneio, o oponente contra quem você está jogando, posição na mesa, ICM e vários outros pontos cruciais.
Se você quiser saber mais sobre o blefe, preparamos um artigo sobre a arte de blefar no poker. Confira!
#4. Poker online é falcatrua
Outra inverdade sobre o esporte da mente que afasta muitos jogadores, até mesmo aqueles mais experientes nas mesas ao vivo, é a crença de que existe armação nos jogos online.
Mas isso não é verdade. As plataformas de poker online estão sujeitas a várias normas, diretrizes de segurança, auditorias feitas por comissões reguladoras, etc.
Além disso, cada vez mais os sites de poker melhoram a tecnologia para identificar os bots (jogadores que utilizam robôs para trapacear), ou até mesmo para detectar padrões de conluio entre jogadores.
No entanto, nem todas as plataformas são seguras assim. Na hora de criar a sua conta, é preciso estar bem atento na escolha.
#5. Par de AA sempre vence no jogo, independente de quem é o jogador de poker
Matematicamente, um par de AA tem 81% de chances de vencer qualquer mão antes que o flop (3 primeiras cartas) seja aberto na mesa.
No entanto, tudo pode mudar no pós flop, e um par de AA pode se tornar lixo na mão de qualquer jogador, mesmo os que sabem jogar bem.
Nenhuma mão é garantia de vitória, porque o poker não se resume apenas à matemática. Inclusive, dificilmente uma mão terá 100% de chance de vitória antes que vire o river.
A não ser, claro, em casos onde um jogador forma a melhor combinação possível. Mas, geralmente, todo jogador ainda tem uma porcentagem para vencer até a última carta, mesmo que ela seja mínima.
E não são poucas as vezes em que jogadores perdem muito dinheiro segurando AA. O motivo? Eles superestimam essa mão.
Receber boas cartas é um bom ponto de partida para jogar, mas vários fatores devem ser analisados. No final das contas, todo mundo que receber AA, mas trata-se apenas de apenas um par na mão.
Você gostou de saber mais sobre como se tornar um jogador de poker derrubando os principais mitos que envolvem o jogo?
Deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!