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Você sabe o que é machine learning?

Afinal, você sabe o que é machine learning e o que isso tem a ver com o trade esportivo no mundo do futebol e de outros esportes?

Não vamos nos ater muito no conceito de aprendizado de máquina em outros segmentos. Afinal, o nosso foco está em apostas esportivas.

Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é que nenhuma pessoa define manualmente as odds dos jogos nas casas esportivas.

Elas são determinadas através do machine learning. Tá, mas o que significa isso na prática?

Basicamente, isso significa que hoje em dia os computadores são capazes de tomar “decisões próprias”, sem que para isso eles precisem necessariamente passar por uma programação.

Através de uma amostragem de exemplos, as máquinas começam a se basear em tentativa e erro até chegar ao resultado mais preciso possível.

Portanto, tenha em mente que para uma máquina aprender, ela precisa de um norte. Uma base de dados para que então possa começar a fazer seus cálculos.

Vou dar um exemplo bem besta para você entender.

Vamos supor que queremos classificar alguns itens e fazer uma previsão para saber se um objeto será:

  • Um gato;
  • Uma casa;
  • Uma bicicleta.

Nesse sentido, quanto mais dados forem fornecidos à máquina, como milhares de fotos, vídeos e objetos, mais fácil será para ela criar um modelo cada vez melhor de previsão.

O clássico Super Mario e o machine learning

machine learning

Um clássico exemplo que posso dar é de um cientista de dados americano que criou algoritmos que fizeram o videogame do Super Mario jogar por conta própria.

Ele configurou inicialmente tudo o que poderia matar o personagem, como cair em um buraco ou encostar em uma tartaruga.

Assim, o videogame começou a jogar o jogo sozinho, e cada vez que ele encontrava um obstáculo, salvava na memória que não poderia mais fazer aquilo.

E assim, ele criou um videogame que joga sozinho e passa da fase de forma perfeita e muito mais rápido do que se uma pessoa estivesse jogando.

Mas esse é apenas um exemplo do que o machine learning pode fazer. Dentro do trade esportivo, ele também é essencial para que as casas de apostas funcionem!

Antes, queríamos classificar os objetos em gatos, casas ou bicicletas.

Agora, dentro do mundo esportivo, precisamos classificar:

  • O time visitante;
  • O empate;
  • Quem está por cima na partida.

Ou então se a partida vai ter mais ou menos 3.5 gols, se eles ocorrerão no primeiro tempo ou no segundo, e mais importante do que qualquer coisa, calcular as probabilidades das classificações dos times.

Agora você entendeu, né? Sabendo as probabilidades, é possível convertê-las em odds! E assim, sabemos se a aposta será positiva ou negativa.

A verdade é que seria humanamente impossível determinar todas as odds dos jogos de futebol e outros esportes, bem como probabilidades para outros jogos, sejam eles de estratégia ou jogos de azar no cassino, de forma manual. Graças ao aprendizado de máquina, essa tarefa pode ser “automatizada”.

É difícil aprender?

machine learning

Para aprender mais sobre machine learning, necessariamente você vai precisar aprender programação. As duas principais linguagens para esse assunto são R e Python.

É essencial para quem vai fazer trade? Não, você não vai precisar dominar essa área se quiser fazer apostas esportivas.

No entanto, é um conhecimento de ouro que você pode adquirir, não apenas para entender melhor como esse processo funciona, mas é algo que você pode levar para toda a sua vida.

Isso sem contar que dominando esse tipo de programação, você poderá criar seus próprios modelos de previsão, e a não ser que você faça uma besteira gigantesca, será bem difícil quebrar a banca.

Isso porque você poderá começar a simular os próprios ganhos em um novo conjunto de testes. 

Dessa forma, você pode passar instruções lógicas para o seu computador de forma que esse modelo não vai fazer você colocar a sua banca inteira em um jogo só porque é o seu time favorito que vai jogar.

Se você se interessou pelo assunto, pode começar a estudar R, uma linguagem mais simples do que Python. Por outro lado, o Python dará uma base maior para o R, já que a base dos códigos é praticamente a mesma.

E embora você nunca chegue a usar na prática, isso dará a você a lógica da programação que pode ser útil para diversas coisas na sua vida!

Mas nada disso é importante para quem quer viver de jogos, seja de apostas esportivas, jogos de cassino, poker ou fantasy game. A informação serve simplesmente para ilustrar o futuro dos jogos e como a tecnologia avança cada vez mais nesse mercado.

Você já conhecia o conceito de machine learning, ou aprendizado de máquina, e sabia como elas podem aprender sozinhas a partir da programação realizada?

Deixe o seu comentário abaixo e conte o que você acha sobre esse assunto!

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