Poker

Como funciona o jogo de Omaha?

Você já ouviu falar em poker omaha? Trata-se de uma das modalidades mais jogadas do mundo após o Texas Hold’em. O poker omaha é uma modalidade muito divertida derivado do próprio Texas Hold’em onde cada jogador recebe 4 cartas na mão.

Toda a dinâmica funciona da mesma forma como no Texas: os jogadores recebem as cartas na mão e a hierarquia de jogos é a mesma. Porém, com 4 cartas na mão as estratégias mudam completamente. O poker omaha é uma modalidade muito mais complexa e muito mais complicada do que o Texas Hold’em.

No jogo de Omaha, os jogadores devem necessariamente utilizar três cartas comunitárias na mesa e combinar com duas cartas da mão. Apesar de receber 4 cartas, somente duas podem ser utilizadas para formar os melhores jogos, o que pode tornar o jogo tão complexo, pois as combinações são infinitamente maiores.

banner 300x250

Omaha se divide em:

  • Pot Limit Omaha: esse é o formato mais popular do jogo. Nesta modalidade, o jogador só pode apostar a quantidade exata que já tem no pote. Por exemplo, se há $100 no pote, o jogador pode apostar no máximo $100;
  • No Limit Omaha: nesta modalidade, o jogador pode apostar a quantidade que quiser. Não há limites. Mas não é uma modalidade muito jogada, porque o poker omaha é um jogo de altíssima variância e é necessário manter o controle do pote o tempo inteiro;
  • Fixed Limit Omaha: já nesta modalidade, existe um valor pré-determinado que o jogador pode apostar em cada rodada.

Gostaria de entender mais sobre essa modalidade de jogo? Confira a seguir!

Entendendo o básico do poker omaha

poker omaha

O jogo de poker omaha é basicamente um jogo de nuts. Isso significa que você deve sempre buscar a melhor combinação possível. Parece um pouco óbvio, mas a verdade é que algumas mãos muito valorizadas no Texas Hold’em não possuem um valor no Omaha.

Por exemplo, você deve tomar muito cuidado ao jogar um flush no Omaha se você não estiver nuts. Dois pares e trincas também não são jogos de valor no Omaha. 

banner 300x250

Diferentemente do Texas Hold’em, as sequências também devem sempre ser as melhores possíveis no Omaha. Se você estiver envolvido em uma mão com muita ação de outros jogadores, foque sempre em ter o melhor jogo possível. 

Caso contrário, você poderá perder muito dinheiro. Esse é um dos motivos pelos quais jogadores recreativos pedem tanto dinheiro no Omaha, porque supervalorizam mãos do Texas Hold’em, fazendo a alegria dos jogadores regulares do poker Omaha.

Um ponto de atenção que você deve ter diz respeito ao seu range de mãos. Nós não vamos entrar em estratégias aprofundadas do poker Omaha, porém, você deve entender um básico antes de querer se aventurar nessas mesas. É muito importante que você sempre priorize as mãos conectadas no Omaha. Isso é, mãos como 789T, JQKA, 89TJ, e por aí em diante. Mãos desconectadas como 257J dificilmente farão o melhor jogo possível.

Quanto mais altas forem as cartas e mais conectadas estiverem, melhor. De preferência, jogue mãos double suited. Isso é, com duas combinações diferentes de naipes nas quatro cartas. Por exemplo, ThJhQsKs.

Para você entender acima, as letras significam os naipes, respectivamente, copas e espadas. Ou seja, T de copas e J de copas, e Q de espadas e K de espadas.

Com isso, além de você poder fazer as maiores sequências, também poderá fazer um flush. 

Cuidado com o par de Ás

poker omaha

Um dos erros mais clássicos que jogadores iniciantes cometem é se apegar demais ao AA. Entenda que no Omaha, essa mão não significa absolutamente nada. 

Especialmente em uma mão que você tenha um par de AA e as cartas estejam completamente desconectadas. Por exemplo, AA59 de naipes diferentes. Essa é uma péssima mão para ser jogada no poker Omaha

Muitos jogadores cometem o erro de apostar pote e repote, e por fim colocar todas as fichas no meio do pano com uma mão como essa. A verdade é que embora o AA seja a mão mais forte do Texas Hold’em, uma mão no Omaha como AA59 contra TJQK de mesmo naipe tem muito menos força e é muito menos favorita a ganhar a rodada.

Se você ainda está começando a jogar poker, recomendamos que não comece por essa modalidade, e sim pelo Texas Hold’em, que além de ser a mais jogada do mundo, é muito mais simples para você entender. 

O jogo por si só já é extremamente complexo e estratégico, mas quando adicionamos duas cartas a mais na rodada, a coisa muda completamente de cenário. 

Para você ter uma ideia, com apenas duas cartas na mão do Texas, existem 221 combinações possíveis de jogos. Adicionando duas cartas a mais, como é no poker Omaha, as combinações aumentam para praticamente 16.000!

Gostaria de saber um pouco mais sobre esta modalidade? Deixe seu comentário abaixo, conte para nós se você já joga e aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button