Poker

5 Curiosidades que você não sabia sobre Poker

O poker é um dos jogos de baralho mais incríveis e populares do mundo. Com mais de um século de história, passou por diversas transformações até que o Texas Holdem se popularizasse como a modalidade mais jogada do mundo.

Há mais ou menos 20 anos, surgiu o poker online, fazendo com que milhares de jogadores migrassem para o meio digital. A febre do poker foi tão alta, que teve o seu boom entre 2005 e 2006, ano em que alguns dos maiores nomes do poker brasileiro se consagraram. Por exemplo, André Akkari.

Antes confinado apenas aos cassinos, hoje o Texas Holdem é a modalidade mais jogada. E a cada dia, mais pessoas tentam seguir a carreira de jogador profissional. No entanto, por conta da legislação brasileira, o poker ainda continua fazendo parte de um cenário confuso na questão de jogos de azar.

banner 300x250

Muito embora o poker não seja um jogo de azar!

De todo modo, se você também admira o Texas Holdem, preparamos uma lista com 5 curiosidades sobre o jogo que você provavelmente não conhecia. Acompanhe a seguir!

#1. O maior jogo durou 8 anos!

Texas Holdem

Tá certo que um torneio de poker pode levar algumas horas ou até dias para acabar, como é o caso dos grandes torneios como EPT, WSOP e BSOP. Mas anos?

O maior torneio do mundo levou 8 anos para acabar! Isso aconteceu ainda no século 19, quando não existia a modalidade de Texas Holdem.

banner 300x250

O jogo aconteceu no Birt Stage Theatre, no Arizona. O valor de entrada foi de mil dólares, o que na época era muito dinheiro. Somente pessoas ricas teriam condição de pagar um buy in como esse.

Existem várias referências online a esse torneio. De acordo com muitas fontes, ele só acabou após 8 anos e 5 meses, devido à quantidade de fichas em jogo e a falta de conhecimento técnico que os jogadores tinham na época.

#2. Não existe apenas o Texas Holdem como modalidade

Você sabia que existem pelo menos 16 modalidades de poker? Entre as principais, podemos citar:

  • Texas Holdem
  • Badugi
  • Razz;
  • Stud;
  • HORSE;
  • Omaha
  • Omaha Hi Low
  • E várias outras.

Sem contar as modalidades que podem ser jogadas com todas as citadas acima, como torneios, sit n goes, cash games, etc.

Dentro de cada estilo de poker, as regras variam muito, inclusive em relação à hierarquia de jogos e quantidade de cartas na mão. Alguns tipos de poker são jogados com 3 cartas, outros com 2, 5, e até 7 cartas na mão!

Ainda existem outras modalidades não oficiais, como strip poker e poker árabe. Ah, e também existe o poker chinês, completamente diferente do Texas Holdem.

#3. Texas Holdem não é um jogo de azar

Texas Holdem

Na verdade, não só o Texas Holdem como qualquer outra modalidade. O poker é considerado um esporte da mente. E por esse motivo já foi incluído nas olimpíadas de esportes da mente no Brasil, junto ao jogo de damas e xadrez.

Muitos jogadores acreditam que é preciso ter sorte e sair com boas cartas na mão para jogar, mas isso não é verdade. Poker é um jogo que depende exclusivamente das habilidades de um player.

Entre as principais, citamos:

  • Capacidade de gerenciar uma banca
  • Habilidade de leitura corporal;
  • Entendimento sobre psicologia;
  • Habilidade para fazer cálculos matemáticos e de probabilidades;
  • Fortalecimento de mindset, e muito mais.

#4. O Poker surgiu na França

Muita gente acredita que o poker nasceu nos EUA. Os próprios Estados Unidos fazem questão de tomar para si o mérito da invenção do jogo, mas ele não é americano.

Embora o Texas Holdem tenha sim nascido nos EUA, com o pai do jogo, Doyle Brunson, as primeiras modalidades foram jogadas na Europa, precisamente na França.

Os historiadores acreditam que os Estados Unidos modelaram o jogo a partir do “poque”, que era jogado em Orléans, cidade francesa. O jogo era parecido com a modalidade 5 Card Draw, onde os jogadores recebem 5 cartas fechadas na mão e podem fazer até 3 trocas para formar a melhor combinação.

#5. Existe uma mão chamada “Dead man hand” – a mão do homem morto

Texas Holdem

Se um dia você cair com uma mão no 5 Card Draw com dois AA e dois 88, cuidado! Essa mão ficou mundialmente conhecida como a “mão do homem morto”

Wild Bill Hicock era um jogador americano que morreu assassinado com um tiro por ter ganhado um grande pote de dinheiro com essa mão.

Inclusive, na década de 1970, muitos bares americanos que permitiam jogos de poker proibiam os jogadores de blefar. Por incrível que pareça, essa era uma prática proibida. O que vai totalmente contra a dinâmica do jogo, já que o blefe é uma das principais armas que um jogador tem para ganhar dinheiro no jogo.

Afinal, não podemos depender apenas de boas mãos para jogar!

Gostou de saber mais sobre as 5 curiosidades envolvendo o Texas Holdem e outras modalidades do jogo?

Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button